UF I – Tópico 2 – Knowing your Friend 1
Hello! How are you? Did you study at home? Are you
ready for this class?
(Eu sei que você não entendeu, mas prometo que quando
você estiver na Unidade 3 você entenderá). Espero que
você tenha estudado em casa para facilitar a vida do seu/
sua professor/professora. Mas, sobretudo, para o seu
próprio benefício!... Vai ser muito bom quando você já
estiver arranhando um inglesinho básico... É muito legal
saber falar outra língua. Ajuda-nos a entender a nossa
própria língua e abre os nossos horizontes!
Bom, chega de conversa em português! Olha os meninos
aí de novo:
Now you read.
- Hi Júlia. How are you today?
- Not bad. And you?
- So so. Are you from Minas?
- No, I´m not.
- Where are you from?
- I´m from São Paulo.
- What is your phone number?
- 5551679.
Atividade 7
Repare como o Pedro descobre de onde a Júlia é e qual é o
seu telefone. (Esse Pedro não perde tempo...). Preencha as lacunas
de acordo com o diálogo:
Pedro Júlia
A) Hi Júlia. How are you today? B) Not _____. ____ you?
C) So, so. Are you ____ ____? D) No, I am ______.
E) _____ are you _____? F) ____ ____ São Paulo.
G) ____ ___ ____ phone number? H) 5551679.
Atividade 8
Retorne ao diálogo da lição anterior e transcreva como a Júlia
diz a Mariana que ela está atrasada:
A) Mariana, _____ _____ late!
Agora transcreva como o Pedro pergunta a Júlia se ela é de
Minas:
B)_____ _____ from Minas?
Compare a posição do verbo “to be” na primeira frase, que é
uma afirmação, com a segunda frase, que é uma pergunta. O
que acontece com o verbo em relação ao sujeito “you”?
C) _______________________________________________
Atividade 9
Antes de passarmos adiante, por favor; lembrando o que foi
visto na primeira lição, conjugue o verbo “to be” com as seguintes
pessoas. (Isso tem que estar na ponta da língua!):
A) I ______ B) You ______C) He ______ D) She______
Atividade 10
Dado que a dedução feita na atividade 2 é uma regra que
vale para perguntas com o verbo “to be” (ser e estar, lembrase?)
em todas as pessoas, transforme as seguintes afirmações
em perguntas:
A) I am from Belém. B) You are late.
____________________? ____________________?
C) She is my friend. D) He is from
____________________? ____________________?
Atividade 11
Agora faça o contrário; transforme as seguintes perguntas
em afirmações:
A) Is she from Vitória? B) Are you OK?
____________________. ____________________.
C) Am I your friend? D) Is he a student?
____________________. ____________________.
Já parou para pensar?
Por falar em “Where are you
from?”, com exceção dos EUA
e Inglaterra (que são os mais
conhecidos) de onde pode ser
uma pessoa cuja língua materna
é o Inglês?
Encerramos mais uma aula... E hoje, como foi?
Se tudo tiver corrido bem, você já sabe como fazer
perguntas com o verbo “to be” (com I, you, he e she)
no presente simples. Também sabe perguntar de onde
alguém é e dizer de onde você é. E, caso queira, pode
trocar telefones... Nada mal para uma segunda aula.
Na Lição 3 não acrescentaremos coisa alguma. Mas
não deixe de tirar suas dúvidas com o professor e
estudar – para poder falar na aula! Fale! (Speak!)
(Pratique em casa essa atividade de pegar uma frase
afirmativa e depois negá-la e transformá-la em pergunta.
No começo você tem que pensar um pouco, mas
depois fica fácil – e é muito importante pra gente isso).
Até a Lição 3!
UF I – Tópico 3 – Knowing your Friend 2
Vamos modificar um pouco o
diálogo da lição anterior... Essa
conversa também poderia ter
sido assim, por que não?
Now you read.
- Hi Pedro. How are you today?
- Good. And you?
- I´m OK. Are you from Minas, Pedro?
- Yes, I am.
- Where are you from?
- I´m from
- What is your phone number?
- 32371984.
Atividade 12
Quais são, respectivamente, as respostas do Pedro (diálogo acima)
e da Júlia (lição 2) para a pergunta “Are you from Minas?”
A) Yes, I ____.
B) No, I ____ _____.
Dado que a forma de negar o verbo “to be” é a mesma para
todas as pessoas, como podemos responder afirmativa e negativamente as seguintes perguntas.
C) Is she from
Yes, she ____. No, she ____ _____.
D) Is he your friend?
Yes, he ____. No, he ____ _____.
E) Am I late?
Yes, you _____. No, you _____ _____.
Atividade 13
Responda as seguintes perguntas:
A) Are you from Brazil?
______________________________________________ .
B) Are you from
______________________________________________ .
C) Is Ronaldinho Gaúcho from Rio Grande do Sul?
______________________________________________ .
D) Is Romário from São Paulo?
______________________________________________ .
E) Is Xuxa famous (famosa)?
______________________________________________ .
F) (Se o seu colega entra no meio da aula e ainda tem a coragem
de perguntar: “Am I late?”, a resposta é:)
______________________________________________ !
Atividade 14
Repare no quadro acima e lembre-se de como conjugamos
o verbo “to be” com I, He e She. Se dizemos “Where are you
from?” para sabermos de onde você é, como podemos perguntar
de onde Eu sou e de onde Ele e Ela são?
A) Where _____ I from? B) Where _____ she from?
C) Where _____ he from?
Então, o que significa “where”? D) ______________
Agora, pergunte a um colega e uma colega “Where are you
from?” e responda, por extenso, em Inglês obviamente, os itens
A, B e C desta mesma questão. O item A é a sua resposta.
(Obs: você pode usar os pronomes “he” e “she” ou os nomes
dos seus colegas na resposta).
E) ____________________
F) _____________________ (she)
G) ____________________ (he)
Negue as últimas frases.
H) ____________________
I) ____________________ (she)
J) ____________________ (he)
Atividade 15
Na Lição 1, vimos também como perguntar qual o nome de
alguém. Como podemos fazê-lo, mesmo?
A) __________ is your name?
Então, relembrando os pronomes possessivos e, mais uma
vez, como conjugamos o verbo “to be” (e tentando não enlouquecer
com tanta informação na cabeça): como podemos perguntar
o nome dele/ dela?
B) __________ is ______ name? (dela)
C) __________ is ______ name? (dele)
Agora, pergunte o nome de uma colega e de um colega e escreva
a resposta abaixo.
D) _________ name is __________.
E) ______ name is __________.
E só para não perder o costume, negue as respostas de A e
B. Como quem diz, “O nome dela(e) não é...”
F) ____ name is _____ __________.
G) ____ name is _____ __________.
Atividade 16
Ainda na Lição 1 vimos também como perguntar como alguém
está. Você se lembra?
A) How _____ you?
Lembrando a conjugação do verbo “to be” (que já deveria
estar na ponta da língua!), como podemos perguntar como ele/
ela está?
B) How ____ she? C) How ____ he?
Agora, pergunte a um colega e a uma colega como cada um
está e escreva a resposta abaixo.
D) _________ is __________. (uma colega)
E) _________ is __________. (um colega)
Mais uma vez, negue as respostas anteriores.
F) ________ is ____ __________.
G) ________ is ____ __________.
Já parou para pensar?
Na última lição, perguntei sobre países nos quais se fala o Inglês... Em muitos
deles fala-se mais de uma língua... Quais são estes países e estas outras línguas,
você sabe? Que vantagens isso pode trazer para os habitantes desses lugares?
(Por fim, se você pudesse escolher ainda outra língua para saber falar, qual seria?)
Bem, well...
Se você sabe perguntar “Qual é o seu nome?” e sabe como dizer meu,
dele e dela, você também sabe perguntar “Qual é o nome dele(a)?
Certo? Right? E se você aprendeu a conjugar o verbo “to be not” com
I, you, he e she, então você sabe perguntar “Como ele(a) está? Ele(a)
é de onde?”. Em Português é como se fosse “Ela é não daqui.” Ou ainda
“Eu estou não bem.” O “não” vem depois do verbo. Estranho, né?!
Lição que vem tem mais!
Visualizar ou dar download da tarefa:
Segue link dos vídeos das lições 2 e 3:
ProJovem English - Lesson Two - Knowing your friend
http://www.youtube.com/watch?v=ypHFcGp6qbU
ProJovem English - Lesson Three - Knowing your neighborhood
http://www.youtube.com/watch?v=wTfC3OC0fQY&feature=related
Nenhum comentário:
Postar um comentário