quarta-feira, 14 de julho de 2010

UF I - Tópicos 2 e 3 - Respostas

UF I – Tópico 2 – Knowing your Friend 1

Hello! How are you? Did you study at home? Are you

ready for this class?

(Eu sei que você não entendeu, mas prometo que quando

você estiver na Unidade 3 você entenderá). Espero que

você tenha estudado em casa para facilitar a vida do seu/

sua professor/professora. Mas, sobretudo, para o seu

próprio benefício!... Vai ser muito bom quando você já

estiver arranhando um inglesinho básico... É muito legal

saber falar outra língua. Ajuda-nos a entender a nossa

própria língua e abre os nossos horizontes!

Bom, chega de conversa em português! Olha os meninos

aí de novo:

Now you read.

- Hi Júlia. How are you today? (Oí, Júlia. Como você está hoje?)

- Not bad. And you? (Nada mal. E você?)

- So so. Are you from Minas? (Mais ou menos. Você é de Minas?)

- No, I´m not. (Não, não sou)

- Where are you from? (De onde você é?)

- I´m from São Paulo. (Eu sou de São Paulo)

- What is your phone number? (Qual é o seu telefone?)

- 5551679. (five – five – five – one – six – seven – nine)

Atividade 7

Repare como o Pedro descobre de onde a Júlia é e qual é o

seu telefone. (Esse Pedro não perde tempo...). Preencha as lacunas

de acordo com o diálogo:

Pedro Júlia

A) Hi Júlia. How are you today? B) Not _bad_. _And_you?

C) So, so. Are you _from_ _Minas_? D) No, I am _not__.

E) _Where_ are you _from ? F) _I_am__ from__ São Paulo.

G) __What__is _your_ phone number? H) 5551679.

Atividade 8

Retorne ao diálogo da lição anterior e transcreva como a Júlia

diz a Mariana que ela está atrasada:

A) Mariana, _you_are_ late!

Agora transcreva como o Pedro pergunta a Júlia se ela é de

Minas:

B)_Are_ you_ from Minas?

Compare a posição do verbo “to be” na primeira frase, que é

uma afirmação, com a segunda frase, que é uma pergunta. O

que acontece com o verbo em relação ao sujeito “you”?

C) O sujeito “you” e o verbo “are” invertem-se (ou eles trocam de posição)______

Atividade 9

Antes de passarmos adiante, por favor; lembrando o que foi

visto na primeira lição, conjugue o verbo “to be” com as seguintes

pessoas. (Isso tem que estar na ponta da língua!):

A) I _am___ B) You __are__C) He _is___ D) She_is___

Atividade 10

Dado que a dedução feita na atividade 2 é uma regra que

vale para perguntas com o verbo “to be” (ser e estar, lembrase?)

em todas as pessoas, transforme as seguintes afirmações

em perguntas:

A) I am from Belém. B) You are late.

_Am_I__from Belém ?___Are you_late____? ____________________?

C) She is my friend. D) He is from Recife.

___Is she my friend___? _Is__he__from Recife___?

Atividade 11

Agora faça o contrário; transforme as seguintes perguntas

em afirmações:

A) Is she from Vitória? B) Are you OK?

__She__is _from Vitória . __You__are Ok________________.

C) Am I your friend? D) Is he a student?

__I am your friend___. __He is a student___.

Já parou para pensar?

Por falar em “Where are you

from?”, com exceção dos EUA

e Inglaterra (que são os mais

conhecidos) de onde pode ser

uma pessoa cuja língua materna

é o Inglês?

Encerramos mais uma aula... E hoje, como foi?

Se tudo tiver corrido bem, você já sabe como fazer

perguntas com o verbo “to be” (com I, you, he e she)

no presente simples. Também sabe perguntar de onde

alguém é e dizer de onde você é. E, caso queira, pode

trocar telefones... Nada mal para uma segunda aula.

Na Lição 3 não acrescentaremos coisa alguma. Mas

não deixe de tirar suas dúvidas com o professor e

estudar – para poder falar na aula! Fale! (Speak!)

(Pratique em casa essa atividade de pegar uma frase

afirmativa e depois negá-la e transformá-la em pergunta.

No começo você tem que pensar um pouco, mas

depois fica fácil – e é muito importante pra gente isso).

Até a Lição 3!

UF I – Tópico 3 – Knowing your Friend 2

Vamos modificar um pouco o

diálogo da lição anterior... Essa

conversa também poderia ter

sido assim, por que não?

Now you read.

- Hi Pedro. How are you today? (Oí, Pedro. Como você está hoje?)

- Good. And you? (Bem. E você?)

- I´m OK. Are you from Minas, Pedro? (Eu estou ok. Você é de Minas?)

- Yes, I am. (Sim, eu sou)

- Where are you from? (De onde você é?)

- I´m from Belo Horizonte. (Eu sou de Belo Horizonte)

- What is your phone number? (Qual é o seu telefone?)

- 32371984. (three-two-seven-one-nine-eight-four)

Atividade 12

Quais são, respectivamente, as respostas do Pedro (diálogo acima)

e da Júlia (lição 2) para a pergunta “Are you from Minas?”

A) Yes, I _am___. (afirmativo)

B) No, I _am_ not_. (negativo)

Dado que a forma de negar o verbo “to be” é a mesma para

todas as pessoas, como podemos responder afirmativa e negativamente as seguintes perguntas.

C) Is she from Manaus?

Yes, she _is_. No, she _is__ _not____.

D) Is he your friend?

Yes, he _is_. No, he is not_.

E) Am I late?

Yes, you _are_. No, you _are__ _not_.

Atividade 13

Responda as seguintes perguntas:

A) Are you from Brazil?

___Yes, I am__/_No,_ I am not_________________ .

B) Are you from Curitiba?

__Yes, I am /_No, I am not____________________ .

C) Is Ronaldinho Gaúcho from Rio Grande do Sul?

___Yes, he is._______________________ .

D) Is Romário from São Paulo?

__No, he is not. He is from Rio de Janeiro_______________ .

E) Is Xuxa famous (famosa)?

Yes, she is.________________________ .

F) (Se o seu colega entra no meio da aula e ainda tem a coragem

de perguntar: “Am I late?”, a resposta é:)

Yes, you are__________________ !

Atividade 14

Repare no quadro acima e lembre-se de como conjugamos

o verbo “to be” com I, He e She. Se dizemos “Where are you

from?” para sabermos de onde você é, como podemos perguntar

de onde Eu sou e de onde Ele e Ela são?

A) Where _am_ I from? B) Where __is__ she from?

C) Where __is__ he from?

Então, o que significa “where”? D) _De onde/ onde__

Agora, pergunte a um colega e uma colega “Where are you

from?” e responda, por extenso, em Inglês obviamente, os itens

A, B e C desta mesma questão. O item A é a sua resposta.

(Obs: você pode usar os pronomes “he” e “she” ou os nomes

dos seus colegas na resposta).

E) __I am from ...(lugar/local/país)____

F) __She (ou nome) is from…(lugar/local/país)__ (she)

G) __He (ou nome) is from..(lugar /local/país)__ (he)

Negue as últimas frases.

H) __I am not from (lugar/local / país)

I) ___ She (ou nome) is not from…(lugar/local/país)_(she)

J) _ He (ou nome) is not from..(lugar /local/país)__ (he)

Atividade 15

Na Lição 1, vimos também como perguntar qual o nome de

alguém. Como podemos fazê-lo, mesmo?

A) __What_ is your name?

Então, relembrando os pronomes possessivos e, mais uma

vez, como conjugamos o verbo “to be” (e tentando não enlouquecer

com tanta informação na cabeça): como podemos perguntar

o nome dele/ dela?

B) __What____ is __her__ name? (dela)

C) __What__ is __his__ name? (dele)

Agora, pergunte o nome de uma colega e de um colega e escreva

a resposta abaixo.

D) __Her___ name is __(nome da aluna)________.

E) __His__ name is __(nome do aluno)_.

E só para não perder o costume, negue as respostas de A e

B. Como quem diz, “O nome dela(e) não é...”

F) _Her_ name is _not__ _(nome da aluna)__.

G) _His___ name is __not__(nome do aluno)_.

Atividade 16

Ainda na Lição 1 vimos também como perguntar como alguém

está. Você se lembra?

A) How __are_ you?

Lembrando a conjugação do verbo “to be” (que já deveria

estar na ponta da língua!), como podemos perguntar como ele/

ela está?

B) How __is__ she? C) How _is_ he?

Agora, pergunte a um colega e a uma colega como cada um

está e escreva a resposta abaixo.

D) _Nome da aluna__ is __fine / good/ not bad/ very well/ so so_______. (uma colega)

E) _Nome do aluno_ is _(adjetivo -fine / good/ not bad)______. (um colega)

Mais uma vez, negue as respostas anteriores.

F) __She (ou nome)__ is _not__(adjetivo)_ __________.

G) ___He_(ou nome)____ is _not__(adjetivo)__________.

Já parou para pensar?

Na última lição, perguntei sobre países nos quais se fala o Inglês... Em muitos

deles fala-se mais de uma língua... Quais são estes países e estas outras línguas,

você sabe? Que vantagens isso pode trazer para os habitantes desses lugares?

(Por fim, se você pudesse escolher ainda outra língua para saber falar, qual seria?)

Bem, well...

Se você sabe perguntar “Qual é o seu nome?” e sabe como dizer meu,

dele e dela, você também sabe perguntar “Qual é o nome dele(a)?

Certo? Right? E se você aprendeu a conjugar o verbo “to be not” com

I, you, he e she, então você sabe perguntar “Como ele(a) está? Ele(a)

é de onde?”. Em Português é como se fosse “Ela é não daqui.” Ou ainda

“Eu estou não bem.” O “não” vem depois do verbo. Estranho, né?!

Lição que vem tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário