segunda-feira, 20 de setembro de 2010

UF I - Tópicos 7 e 8 - Let'svHave Lunch

UF I – Tópico 7: Let’s Have Lunch part 1

You read.

- How can I help you? We have all kinds of sandwiches here.

- Is there cheese in this sandwich?

- Yes, there is.

- How much cheese is there?

- A lot!

- Really? Good! I love cheese!

- Are there lettuce and tomatoes too?

- Yes, there are.

- Good. Four sandwiches please. And soft drinks.

- How many soft drinks?

- Four please. Thanks.

- You´re welcome.

Atividade 40

Repare como o rapaz da lanchonete oferece ajuda, como o

Lucas procura saber o que há (e quanto há de cada coisa) nos

sanduíches e, por fim, como o garçon responde ao agradecimento

do Lucas.

Man: A) How ___ I help you?

We have all kinds of sandwiches here.

Lucas: B) ____ there cheese in this one?

Man: C) Yes, there ___.

Lucas: D) How _____ cheese __ there?

Man: E) A lot!

Lucas: F) Really? Good! I love cheese!

G) ___ there (lettuce and) tomatoes (too)?

Man: H) Yes, there ___.

Lucas: I) Good. Four sandwiches, please. And soft drinks.

Man: J) How ____ softdrinks?

Lucas: K) Four please! Thanks!

Man: L) ______ ______!

Atividade 41

Veja bem, mais uma vez:

Como o Lucas pergunta se há queijo no sanduíche e como o

rapaz da lanchonete responde?

A) ____ ______ cheese in this one?

B) Yes, _____ ____.

Como o Lucas pergunta se há tomates? Qual é a resposta?

C) ____ _____ tomatoes?

D) Yes, _____ ____.

Some Foods = Algumas Comidas

cheese = queijo lettuce = alface tomatoes = tomates soft drink= refrigerante

juice = suco milk = leite water = água bread = pão meat = carne

onions = cebolas hamburger = hamburguer sandwich = sanduíche

ketchup = ketchup mustard = mostarda

a piece = um pedaço a cup = uma xícara

Repare que a forma como fazemos uma pergunta com este

novo verbo é a mesma que vimos com o verbo “to be”. Invertemos

“there” com “is” ou “are”. Agora, se esta pergunta ainda

não lhe ocorreu, deixe-me provocá-la: por que duas maneiras

de dizer a mesma coisa? Por que não só “there is”, ou então

só “there are”? Boa pergunta, não? Good question, heim? (Entendeu

minha pergunta?) Alguém arrisca uma resposta? (...)

Teacher!!!

Atividade 42

Repare novamente como o Lucas pergunta: A) quanto queijo

há no sanduíche e como o rapaz pergunta B) quantos refrigerantes

o Lucas quer.

A) _____ ____ cheese is there in this one?

B) ____ _____ soft drinks ?

Atividade 43

Repare no texto:

Usamos “there is” para uma unidade; um pedaço de pão, um

copo de leite, uma folha de alface etc. e para algo que não é

contável; leite, líquidos em geral, farinha, arroz (ninguém pergunta

quantos grãos você quer), ketchup etc.

Usamos “there are” para mais de uma unidade de algo que

podemos contar, como pães, tomates, sanduíches, etc.

As respostas do rapaz da lanchonete são afirmativas. As perguntas

do Lucas são, obviamente, interrogativas. “There is” e “there are”

correspondem ao nosso verbo “haver”. Na linguagem cotidiana, usamos

muitas vezes “ter” no sentido de “haver”. Dizemos, “Tem queijo

no sanduíche”. Ao invés de “queijo no sanduíche”. Mas em Inglês

(but in English), isso não é possível.

“How many” é usado para aquilo que podemos contar, como garrafas ou latas

de refrigerante, por exemplo. Corresponde ao nosso “quanto(a)s”. “How

much” é usado para aquilo que não podemos contar (incontável), como

queijo, por exemplo. Em uma lanchonete ninguém pergunta quantos queijos

você quer no sanduíche, três ou quatro? (Pedaços de queijo, talvez.) Mas

podem perguntar quanto queijo você quer, muito ou pouco? “How much”,

portanto, corresponde ao nosso “quanto(a)”. Entende? Understand?

Para perguntar sobre as quantidades das coisas abaixo, o

que você usaria, how many ou how much? (Ou seja, quais destas

coisas são contáveis e quais não são?)

A) ______ ________ bread?

B) ______ ________ pieces of bread?

C) ______ ________ juice?

D) ______ ________ cups of juice?

E) ______ ________ milk?

F) ______ ________ cups of milk?

G) ______ ________ lettuce?*

H) ______ ________ tomatoes?

I) ______ ________ ketchup?

J) ______ ________ sandwiches?

* Na verdade, em Inglês alface não é contável.

Usamos “there is” para uma unidade; um pedaço de pão, um

copo de leite, uma folha de alface etc. e para algo que não é

contável; leite, líquidos em geral, farinha, arroz (ninguém pergunta

quantos grãos você quer), ketchup etc.

Usamos “there are” para mais de uma unidade de algo que

podemos contar, como pães, tomates, sanduíches, etc.

Para dizer a alguém que há alguma das coisas abaixo o que você

usaria: there is ou there are? (Contáveis ou não contáveis?)

K) ________ ____ onions.

L) ________ ____ juice.

M) _______ ____water.

N) ________ ____ mustard.

O) ________ ____ tomatoes.

P) ________ ____ hamburgers.

Por último: todas as coisas abaixo são contáveis. Porém, algumas

estão em apenas uma unidade e outras estão em mais

de uma. Para dizer que “há um tomate” ou “há dois tomates” o

que você usaria? There is ou There are?

Q) ________ ____ a hamburger.

R) ________ ____ four hamburgers.

S) ________ ____ an onion.

T) ________ ____ ten onions.

U) ________ ____ a tomato.

V) ________ ____ six tomatoes.

Agora, por último “de verdade”: faça perguntas com as afirmações

de Q a V:

W)____ ________ a hamburger?

X) ____ ________ four hamburgers?

Y) ____ ________ an onion?

Z) ____ ________ ten onions?

AA) ____ ________ a tomato?

BB) ____ ________ six tomatoes?

Já parou para pensar?

Você sabe o que significa a expressão “fast food”? O que esse conceito tem a

ver com a pergunta da última Unidade a respeito do “nosso tempo”?

É... Esta lição não é fácil mesmo não. Na Lição 8, vamos sistematizar

tudo isso, prometo. Mas não deixe de estudar em casa!

Não há livro, ou método ou professor que dê conta de lhe ensinar

Inglês (ou qualquer outra língua) se você não fizer a sua parte...

O mais importante, ao final desta lição, é que você entenda essa

história de contável e não contável, There is e There are. How

many e How much, nem tanto (por enquanto!). Aí na próxima

aula você pode apenas brincar de falar “There is alguma coisa.

There are outras coisas... Is there isso no seu bairro? Is there tal

coisa na sua sala?” Etc.

Bons estudos!

RESPOSTAS UF I – TÓPICO 7:

Atividade 40

A) can B) Is C) is

D) much/is G) Are H) are

J) many L) You’re welcome.

Atividade 41

A) Is there B) there is C) Are there

D) there are

Atividade 42

A) How much B) How many

Atividade 43

A) How much B) How many C) How much

D) How many E) How much F) How many

G) How much H) How many I) How much

J) How many K) There are L) There is

M) There is N) There is O) There are

P) There are Q) There is R) There are

S) There is T) There are U) There is

V) There are W) Is there X) Are there

Y) Is there Z) Are there AA) Is there

BB) Are there

UF I – Tópico 8 – LET’S HAVE LUNCH PART 2

Atividade 44

O diálogo abaixo é o mesmo da lição anterior, porém, foram

omitidas palavras diferentes. Preencha as lacunas com as seguintes

palavras:

four; there; you; help; cheese; yes; please; how; tomatoes

Man: A) How can I ______ you? We have all kinds of

sandwiches here.

Lucas: B) Is ________ cheese in this one?

Man: C) _____, there is.

Lucas: D) How much _________ is there?

Man: E) A lot!

Lucas: F) Really? Good! I love cheese!

G) Are there lettuce and ____________ (too)?

Man: H) Yes, there are.

Lucas: I) Good. Four sandwiches, ______. And soft drinks.

Man: J) ______ many softdrinks?

Lucas: K) _______ please! Thanks!

Man: L) ______´re welcome!

Atividade 45

Agora vamos sistematizar, de acordo com o diálogo, relembrando

os exercícios da última lição, There is X There are e How

many X How much.

Atividade 46

Complete as frases com “There is” ou “There are”:

A) _________ _____ thirty students in my class.

B) _________ _____ an English teacher at our school.

C) _________ _____ a square in their neighborhood.

D) _________ _____ mustard in his sandwich.

E) _________ _____ tomatoes in her hamburger.

Atividade 47

Agora, vamos sistematizar as formas afirmativa, interrogativa e

negativa de utilizar “There is” e “There are”, dado que negamos esta

estrutura assim como todas as outras que vimos até aqui.

1) Contável A) Singular

(ex: 1 tomato) A) There ___

B) Plural

(ex: 5 tomatoes) B) There ___ A) e B)How _____

2) Não

Contável

Ex: water,

ketchup C) There____ D) How ____

(+) There is/are (?) Is there... Are there... (-) There is ___

There Are ___

Atividade 48

Forme perguntas com as frases da atividade 46.

A) _____________________________________?

B) _____________________________________?

C) _____________________________________?

D) _____________________________________?

E) _____________________________________?

Agora forme frases negativas com as frases da mesma atividade

46.

F) _____________________________________.

G) _____________________________________.

H) _____________________________________.

I) _____________________________________.

J) _____________________________________.

Atividade 49

Responda as perguntas abaixo de acordo com a sua realidade:

A) Is there an English teacher at your school?

______________________________.

B) What is her name?/ What is his name?

______________________________.

C) Are there buildings in your neighborhood?

______________________________.

D) How many students are there in your class?

______________________________.

E) How many questions* are there in this activity?

___________________________________.

F) How old are you?

____________________________.

G) Can you speak a little** English?

____________________________.

H) When is your English class?

_____________________________.

* perguntas

** um pouquinho

Já parou para pensar?

E “slow food”, sabe o que significa? O que este movimento representa em termos

de “contracultura”?

Pronto! Ao longo das próximas lições

podemos praticar este ponto um pouco

mais... Há ainda muitas lições pela frente

e há tempo para fazê-las. “Lição” é

contável ou incontável? E “tempo”? Então,

diríamos “there is” ou “there are”

para cada um deles? Cheegaaa!!!!

RESPOSTAS UF I – TÓPICO 8:

Atividade 44

A) help B) there C) yes D) cheese

G) tomatoes I) please J) How K) Four L) You

Atividade 45

A) is B) are A) e B) many C) is D) much

Atividade 46

A) There are B) There is C) There is D) There is E) There are

Atividade 47

There is NOT e There are NOT

Atividade 48

A) Are there thirty students in my class?

B) Is there an English teacher at our school?

C) Is there a square in their neighborhood?

D) Is there mustard in his sandwich?

E) Are there tomatoes in her hamburger?

F) There are NOT thirty students in my class.

G) There is NOT an English teacher at our school.

H) There is NOT a square in their neighborhood.

I) There is NOT mustard in his sandwich.

J) There are NOT tomatoes in her sandwich.

Atividade 49

A) Yes, there is.

B) Her/his name is… (nome)

C) Yes there are. (ou “No, there are not.”)

D) There are … (número) students in my class.

E) There are seven questions in this activity.

F) Yes, I can! (Espera-se!)

G) My English class is on… (dia da semana)

ProJovem English - Lesson Five - Having lunch

http://www.youtube.com/watch?v=9dmh6cec9Wk&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário